Existe a oração pela paz? Talvez, já fizemos essa pergunta, pois vivemos algumas situações do dia a dia que nos tiram a paz. De fato, não existe uma oração mágica para ter a paz, porque não podemos definir a paz somente como a ausência de guerra, mas também num estado de harmonia interior com Deus e com outras pessoas, porque a verdadeira paz vem de um relacionamento com Deus, que é o Deus da paz: (…) Tem caráter firme e conserva a paz, porque põe a sua confiança em Deus” (Is 26,3).
Para obter a paz que desejamos, precisamos de determinação, constância e fidelidade
A oração pela paz é tão simples e eficaz, talvez, até já nos habituamos a ela e não damos o seu devido valor. É a Oração do Terço, poderosa; se recitada com fé. Ao rezar a Ave-Maria, é rezar a Palavra que é viva e penetrante na alma, é unir a nossa voz com a de Maria e ao Seu coração. Embora Ela não compreendesse claramente o Anúncio do Anjo de como tudo se daria, Ela acreditou no Senhor; a Palavra se encarnou e nos trouxe Salvador. “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28).
A oração pela paz
Essa é a oração pela paz, pois nas nossas maiores aflições e tribulações o Arcanjo Gabriel nos veio valer, então, ao rezar repetidamente as Ave-Marias, os Pai-Nossos, contemplar os mistérios e tudo que compõe o santo terço, alcançamos a paz que, silenciosamente, atinge todo o nosso ser e realiza a obra que Deus quer no nosso interior.
Desse modo, não só alcançamos a paz, mas podemos nos tornar pessoas de paz, capazes de dar uma resposta adequada às situações adversas da vida. E, assim como e com Maria, dar testemunho. Embora não compreendemos muito do que vivemos, podemos cantar o Magnificat, agradecidos porque confiamos e esperamos em Deus: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).
A oração pela paz, pedida por Nossa Senhora nas aparições em Fátima, é sem dúvida a do Terço: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra” (13 maio 1917).
Como os pastorinhos de Fátima, sejamos obedientes e fiéis à Oração do Terço.
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova