A chave para ouvir a Deus é a oração. Deus, como um Pai amoroso, busca relacionar-se conosco no nosso dia a dia de forma concreta, manifestando-nos o Seu amor.
O bom Pai se faz presente na vida de seus filhos. Ele cuida, observa, dá conselhos, está presente na alegria, no sofrimento, está sempre perto. Se assim se manifesta um bom pai de família aqui na terra, muito mais presente, atuante e amável se faz Deus, nosso Pai do Céu em nossa vida, na nossa história.
Assumir-se como filho!
Para ter essa relação amorosa com o Pai, precisamos viver a nossa fé, aquilo que cremos: somos filhos de Deus! E a nossa filiação faz parte da nossa identidade, eu sou filho de Deus, isso diz de mim, ser amado, querido e desejado por Deus sempre. Pela fé, alimentamos sua presença atuante dirigindo os nossos passos, pois, nascemos dele, como nos diz o evangelho segundo São João:
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (Jo 1, 2-13)
Achegai-vos ao Pai, e Ele se manifestará!
Como cristãos, filhos amados, nossa relação com Deus cresce ao nos aproximarmos d’Ele e, desse modo, se cria uma interação real, ao passo que, uma vez certos dessa filiação, eu vou deixando-me moldar pelas escolhas que faço, querendo agradá-Lo e tê-Lo perto. Eu passo a observar-me mais, a rever os meus relacionamentos, foco, atitudes, perspectivas e decisões em todo e qualquer âmbito da minha vida.
A relação se constrói na abertura à intimidade
Um bom relacionamento só se constrói e permanece ao longo do tempo quando existe sinceridade, verdade, comunicação e desejo de comunhão. Com Deus, essa relação é construída pela oração pessoal, esse encontro de amor, onde Ele se revela a mim, na intimidade. Se você quer relacionar-se com o Pai, ore, O busque de coração, com a sua verdade, do seu jeito; e Ele vai se revelar acolhendo e falando ao seu coração do jeito d’Ele, sempre com um amor infinito, pois o conhece desde sempre e sabe o que é melhor para você.
Priorize sua relação com o Pai!
Vivemos num tempo complexo, de vida acelerada, onde nos deparamos com relacionamentos complicados e tendências sociais que nos atraem e ocupam cada vez mais a nossa rotina, deixando o nosso coração perturbado por acontecimentos que, em muitas situações, nos impedem de manter um bom relacionamento com Deus.
Cabe a mim e a você fazermos uma escolha, priorizar a relação, aprendendo a dizer para si mesmo diante de qualquer coisa que queira nos separar ou tornarmos frios no diálogo com o pai: Eu escolho Deus!
A chave para ouvir a Deus
E, assim, construímos o caminho de escuta, através do “assumir-se” filho, achegando-se a Ele, buscando a oração e priorizando o relacionamento por meio de boas escolhas, que nos leve à santidade. A chave para ouvir a Deus está em nossas mãos!
Seu irmão,
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova