Deus nos dá a esperança

Deus nos dá a esperança para prosseguir em qualquer desafio pelo qual estejamos passando. No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo nos diz: “O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança.” (Rm15,13)

Deus nos dá a esperança

Créditos: Tinnakorn Jorruang / GettyImagens

Deus nos dá a esperança

Essa característica do Senhor destacada por Paulo – “Deus da esperança” – nos assegura que o nosso Criador, que sobretudo é Pai, é alguém em quem podemos esperar e, mais do que isso, Ele é O que devemos esperar.
Algo que muitas vezes enfraquece a nossa fé é o fato de confiarmos somente em nós mesmos, ou em governos, sistemas e pessoas, esquecendo-nos de que tudo isso é frágil e limitado. Desviamos o olhar de onde está a nossa verdadeira esperança. O resultado disso é a frustração e desespero para alguns; e para outros, decepção, desânimo, dúvidas de fé, depressão… enfim, tudo o que nos impede de ficar de pé e rouba a nossa confiança.

Como cultivar a esperança

Como virtude teologal, a esperança é infundida por Deus em nossos corações, mas precisa ser alimentada a fim de que se torne de fato um hábito. Deste modo, o que sustenta a nossa fé é a relação com o Senhor, que nos toca todos os dias de alguma maneira, basta estarmos atentos para perceber e irmos em busca deste toque.
Próximos dele, ouvimos sua voz e nos enchemos de alegria e paz interior, mesmo nas piores circunstâncias. O Deus da Esperança faz morada em nosso coração, tornando-nos capazes de transbordar (esperança) nas realidades em que estamos. Que tal cultivar a intimidade com Ele hoje? Aproxime-se do Senhor!
Que “o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé” (Rm 15,13)

Elane Gomes

Comunidade Canção Nova

Elane Gomes