Revela ao Senhor tuas tarefas, para que se realizem seus planos diante d’Ele. O livro dos Provérbios nos dá um direção para esse novo tempo: “Revela ao Senhor tuas tarefas, e teus planos se realizarão” (Pr 16,3).
Um novo ano se inicia e em nosso coração há o desejo de fazer o que é bom e correto: sonhamos, planejamos, até escrevemos para não nos esquecermos. Entretanto, com o passar do tempo, aquele desejo vivo em nosso coração, vai se esvaindo, e logo dá espaço à frustração ou ao sentimento de incapacidade.
Quando os planos não dão certo
Há uma passagem bíblica muito citada para justificar alguns resultados que não saem conforme pensamos. Você deve conhecer: “O coração humano projeta o caminho, mas é o Senhor quem dirige os passos” (Pr 16,9). Quando planejamos algo e, por alguma razão, vem a dar errado, podemos pensar “não era da vontade de Deus”. Realmente, pode ser que não era mesmo, mas esquecemos de fazer uma coisa antes: submeter os nossos planos ao Senhor.
Revela ao Senhor tuas tarefas, e teus planos se realizarão
O texto do livro dos Provérbios começa da seguinte forma: “viver na presença de Deus”. Aquele que vive na presença de Deus apresenta tudo ao Senhor, inclusive seus planos. De fato, quando o coração humano projeta um caminho, pode-se projetar para o lado oposto à vontade de Deus. Mas aquele que submete seus projetos ao Senhor, além de caminhar na vontade de Deus, poderá contemplá-los realizados.
Quais são os seus planos para este ano que se inicia? Você quer emagrecer? Estudar? Conseguir um emprego? Ter um filho? Ler um livro? Rezar mais? Posso lhe dizer uma coisa: revela ao Senhor tuas tarefas, e teus planos se realizarão. O coração humano é inclinado ao mal, ao pecado. Quando pensamos única e exclusivamente em nós, damos o primeiro passo para planejar fora da vontade de Deus.
Planejar é bom, saudável e, mais ainda, é necessário. Pense um pouco naquela parábola contada por Jesus: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?” (Lc 14,28). Planejar não é só decidir o que fazer, mas também é definir o que não fazer. Muitas coisas dão errado porque ainda fazemos do jeito errado ou ainda são as escolhas erradas. Aquele que vive na presença de Deus, escolhe a vontade de Deus.
Para este ano novo, desejo-lhe novas escolhas. E, antes de tudo, revela ao Senhor tuas tarefas. Feliz escolhas novas!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova