O maior presente é a presença

O Natal está muito associado a uma troca de presentes, mas o maior presente é a presença. A vivência do Natal, embora convencionada comercialmente com festas e presentes, deve ser para nós um convite para estarmos presentes nas vidas uns dos outros.

Os tempos atuais nos pressionam para uma vida individualista, egoísta e socialmente isolada, seja pelos meios tecnológicos, pelas casas pequeninas para uma ou duas pessoas ou por um isolamento social que nos adoece.

O maior presente é a presença

Créditos: FG Trade Latin / GettyImagens

O maior presente é a presença!

É necessário que possamos investir no encontro com o outro, pois cada encontro é uma oportunidade de fortalecer laços e construir pontes de compreensão e afeto.

Neste Natal e na vida, o maior presente é a presença: presença do encontro verdadeiro, da partilha das alegrias, do compartilhamento das dificuldades, do dar-se ao outro com alegria e disposição, de estar juntos e disponíveis verdadeiramente, e não apenas pelo interesse naquilo que o outro possa lhe favorecer, mas também naquilo que você possa doar ao encontro do outro.

O Natal nos convida a celebrar uma vida nova!

O Natal também nos convida a celebrar a vida nova, a renovação, a necessidade de união, de compartilhamento do cuidado e afeto, e também a expressão da esperança num futuro melhor. Se fizéssemos uma analogia, uma comparação, o nascimento do Cristo nos remete à ideia de novos começos e ao poder transformador da resiliência humana. Assim como uma criança traz consigo a promessa de um futuro inexplorado, o Natal nos lembra da nossa capacidade de reinventar, crescer e encontrar significado, mesmo nos períodos mais desafiadores de nossa vida.

Em meio às festas, lembremos que o maior presente que podemos oferecer é o nosso tempo, a nossa atenção e o nosso amor, não nos objetos materiais, e sim na disposição de estarmos verdadeiramente presentes uns para os outros.

Neste Natal, que o verdadeiro presente seja a presença, pois é no compartilhar de momentos que encontramos a verdadeira alegria e significado desta celebração.

“Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens de boa vontade.” (Lc 2, 14)

Um feliz e abençoado Natal para você!

Elaine Ribeiro, psicóloga

Elaine Ribeiro dos Santos