O Advento é o tempo da misericórdia, o Senhor veio para nos salvar. Estamos na primeira semana do Advento, neste período, nos preparamos para o Natal, a celebração do nascimento do Senhor.
Ele veio, pela primeira vez, para nos conceder a misericórdia, por isso, se doou livremente para abrir-nos a porta do Seu Reino.
O Advento é o tempo da misericórdia
Ao adentrar no Advento, o nosso coração caminha para receber Jesus. Deus se fez homem para salvar o homem. O tempo da misericórdia nos leva a contemplar o amor de Deus para com todos os seus filhos. Ele veio iluminar o homem para reconhecê-Lo como sua única salvação.
Ao nascer para a humanidade, nasce também a salvação que reconcilia a história da criação com o Criador. Como não experimentar a misericórdia de Deus e não criar a expectativa de encontrá-Lo?
Jesus voltará
O Advento também é tempo de lembrarmos que o mesmo Senhor que veio uma vez para nos salvar, também voltará. Até o presente momento, o Senhor usou de misericórdia, mas virá o tempo em que o Senhor virá para usar da justiça.
São Bernardo de Claraval diz que “o Senhor será conhecido quando vier a fazer justiça, ao passo que agora, porque quer usar de misericórdia, é desconhecido. Então esse dia não mais usará de misericórdia e de perdão, senão dia de ira, dia de tribulação e de angústia, dia de calamidade e de miséria”.
Tempo de conversão
Todos somos chamados à conversão. O tempo é favorável, e Jesus voltará. Como Ele nos encontrará? Mesmo que não vejamos em vida a sua vinda gloriosa, passaremos pelo encontro glorioso que é a morte. Estamos no tempo da misericórdia, e todo tempo de misericórdia é tempo de conversão. Não percamos tempo, pois, quando ele acabar, iniciará o tempo da justiça de Deus.
Ainda há tempo, e este tempo de misericórdia precisa ser aplicado em conversão. Neste tempo, no qual o Senhor se revelou à humanidade, é também o tempo de revelação a todos nós como o Senhor da misericórdia. “Eis o tempo favorável! Eis o dia da salvação!” (2Cor 6,1-2).
Eu te desejo um santo Advento!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova