Alimente-se da esperança

Alimente-se da esperança: em um mundo onde a vida, muitas vezes, nos serve um banquete de desafios, convido você a adotar esse cardápio especial. Como ingredientes transformadores, a esperança e a positividade têm o poder de nutrir não apenas o corpo, mas também a alma, proporcionando uma experiência de vida mais rica e significativa.

Alimente-se da esperança que mostra-se, inclusive, uma das forças para a  saúde mental e o bem-estar emocional.

Alimente-se da esperança

Créditos: PamelaJoeMcFarlane / GettyImagens

Alimente-se da esperança

A esperança, na perspectiva psicológica, vai além de um simples otimismo superficial. Até porque o otimismo a todo custo acaba sendo vazio. Otimismo somado à esperança, ao realismo e à ação torna-se um conjunto muito favorável para que possamos viver bem. É um estado mental que impulsiona indivíduos a enfrentar adversidades com resiliência e a visualizar um futuro de possibilidades.

A capacidade humana de superar obstáculos, adaptar-se às mudanças e emergir mais fortalecido após enfrentar adversidades são frutos dessa esperança. Quando digo a você: alimente-se da esperança, digo que ela  não apenas sustenta, mas também catalisa o crescimento pessoal. Ao cultivar uma mentalidade esperançosa, as pessoas encontram motivação para buscar soluções, estabelecer prioridades para a vida delas.

A esperança é como o prato principal que sustenta a nossa jornada

A esperança não apenas nos fortalece diante das adversidades, mas também nos inspira a buscar horizontes mais luminosos. Assim como um alimento que sacia a fome, a esperança satisfaz a necessidade essencial de acreditar que o amanhã pode ser melhor. Ela emerge como um farol na escuridão, guiando-nos através das tormentas da vida.

A psicologia, com sua abordagem centrada na esperança, oferece ferramentas valiosas para enfrentarmos o desconhecido com coragem e, assim, construirmos um caminho rumo a um futuro mais promissor e resiliente.

Como diz esta passagem: “quero trazer à memória o que pode me dar esperança” (Lm 3,21),  ela nos lembra que mesmo que tenhamos dificuldades, teremos forças alimentadas nas realidades humanas e  espirituais, bases para que possamos  superar as adversidades e vislumbrarmos  uma vida nova. 

Um abraço fraterno!

Elaine Ribeiro, psicóloga

Elaine Ribeiro dos Santos