Que tal uma retomada na vida? A cada instante, precisamos fazer uma retomada em nossa vida com Deus. Embora muitos de nós sejamos determinados em nossas decisões e escolhas, não é difícil o ser humano enfraquecer, esquecer ou desistir de projetos; e nem sempre isso é motivado pela vontade. Muitas vezes, as circunstâncias pelas quais passamos nos afastam de nossos propósitos, fazendo-nos mudar de direção.
Cientes disso, não confiemos tanto em nós mesmos a ponto de achar que nunca iremos nos desviar. Só Deus não muda. “Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hb 13,8).
O que nos cabe é vigiar nossa própria conduta e não ter medo de retomar. Eis a questão! Para tanto, de tempos em tempos, talvez mensalmente, é importante fazermos uma avaliação de como estamos caminhando e para onde estamos indo com nossas decisões. E, diante do que nos foi apresentado nesta espécie de balanço, a nossa atitude deve ser encontrar o caminho de volta.
Que tal uma retomada na vida?
Ao longo dos anos, tenho entendido que não basta ter em mente as nossas escolhas. Achar que vamos responder bem hoje para a vida inteira também não. Sempre estaremos suscetíveis aos desvios, porém, se não quisermos desistir, precisamos ter a “determinada determinação” — a qual nos ensina Santa Teresa D’Ávila —, de retomar todos os dias, anos ou fases de nossa vida.
Saiba que Deus é o mais interessado em que você permaneça firme no caminho d’Ele e siga os seus propósitos. Ele quer que você retome e será o seu auxílio: “Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis porque não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado” (Is. 50,7).
Pensemos hoje: o que preciso retomar e o que pode me ajudar nessa empreitada?
Feliz 2024!
Um abraço fraterno,
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova