O tempo abreviou-se

O tempo abreviou-se, estamos na hora derradeira, por isso, o Senhor nos dá mais uma oportunidade, é hora do jantar. O evangelho de hoje é oportuno, um homem fez um grande banquete e convidou a muitos. Na hora oportuna, a hora do jantar, enviou seu servo para dizer aos convidados: “Vinde, já está tudo pronto(Lc 14,17). 

O tempo abreviou-se

Créditos: leolintang / GettyImagens

O tempo abreviou-se!

O servo que sai para convidar, como narra São Lucas, é o próprio Cristo. No tempo derradeiro, no pôr do sol deste mundo, Cristo Jesus brilha para a humanidade. Ele é o Cordeiro que se entrega para ser imolado, a oferta para o jantar e o o banquete foi preparado por Ele.

Onde estão os convidados?

Segundo o escritor sagrado, os convidados não estão no jantar, não escolheram o Senhor. Deus oferece algo pelo qual os homens devem suplicar, mas é o Senhor quem suplica: “Vinde, já está tudo pronto, é hora do jantar. Estamos na última hora, na última oportunidade”. Mas e nós, estamos à mesa?

O Pai das Misericórdias espera seus filhos pródigos, e a ceia é consumada em Cristo, e o que nos levará a entrar na sala do banquete é a fidelidade ao Senhor. Quando esquecemos de que tudo é d’Ele e para Ele, arrumamos desculpas. Somente os que cultivam uma verdadeira relação com o Senhor acolhem o convite.

Jesus voltará

O Senhor voltará e estamos na última hora, é hora do jantar. E quando Ele voltar, separará os seus para a salvação eterna, assim como enviará os que não o escolheram para a condenação eterna. A sua segunda vinda revelará que a justiça de Deus triunfa diante de todas as injustiças cometidas (cf. CIC 1040). É tempo de conversão, e a segunda vinda do Senhor nos inspira à fidelidade.

É tempo de conversão

Os convidados que foram citados no Evangelho de hoje, um comprou um terreno, atendendo à soberba e ao desejo de ser senhor. Outro comprou cinco juntas do boi e foi experimentá-la, podendo-se referenciar aos cinco sentidos da carne, afastando-se da fé e entregando-se às coisas do mundo. Outro ainda casou-se, e não é que o casamento seja algo ruim, mas, no sentido do Evangelho, esse alegrou-se com os prazeres da carne. Todos escolheram a si.

Jesus voltará, o tempo é favorável, é tempo de salvação. Vinde, já está tudo pronto, é hora do jantar!

Seu irmão,

Thiago Teodoro

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro