O Mestre da missão

O Mestre da missão nos chama. Os que abraçam o caminho do Senhor tornam-se discípulos d’Ele. O aprendizado exige atenção e dedicação aos ensinamentos, mas, antes de tudo, o olhar e os ouvidos precisam estar na direção daquele que ensina para se assimilar e, em seguida, pôr em prática as direções dadas pelo Mestre.

O Mestre da missão

Créditos: Willowpix da GettyImages.

Quando estamos aprendendo algo, concentramos nossa atenção naquilo que está sendo ensinando; e caso percamos a atenção por um curto tempo, podemos comprometer tudo que foi passado. O aprendiz tem os olhos e ouvidos fixos no mestre para dele aprender.

O Mestre da missão

Em um dos seus discursos no Evangelho de São Lucas, Nosso Senhor traz uma comparação: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos em um buraco?” (Lc 6,39). Como pode alguém guiar outro estando também desprovido de conhecimento ou de prática? Quando procuramos aprender algo, pedimos para alguém que tenha propriedade no assunto, caso contrário serão dois perdidos que cairão no buraco de erro e, pior ainda, sem ajuda para sair dali. Nosso Senhor segue no versículo 40,O discípulo não é supe­rior ao mestre, mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. 

Aqui está a finalidade do aprendizado em Cristo, sermos como o Mestre. São cegos os que não veem com o olhar de Jesus, por isso quanto mais distantes d’Ele ou menos atenciosos nos tornamos, menos aprendemos. Quando o discípulo julga saber plenamente ou que não há mais novidade alguma a ser aprendida do seu mestre, crê ser melhor que ele, ou seja, quanto mais distante do Senhor, menos se olha, escuta e aprende deste Mestre. Distante de Cristo ninguém se assemelha a Ele.    

Qual é a sua resposta?

No Evangelho de hoje, vemos esse exemplo quando Cristo é convidado para tomar a refeição com os fariseus. Ao sentar-se à mesa, Nosso Senhor não lava as mãos, e isso é causa de escândalo, pois vai contra Lei. Os fariseus, diante do Mestre e mesmo sem reconhecê-lo, julgam-se melhores que Ele. À mesa poderiam ouvi-Lo e aprender d’Ele. Da mesma forma somos nós, podemos estar à mesa e julgar o próximo no interior do nosso coração. São cegos os que não veem com o olhar de Jesus e falsos discípulos os que não se assemelham ao seu Mestre. O Mestre da missão o chama, dê sua resposta generosa ao Senhor.

O aprendiz tem os olhos e ouvidos fixos no Mestre para d’Ele aprender. Que sejamos ouvintes assíduos do nosso Mestre.

Seu irmão,

Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro