Oração: caminho de intimidade com Deus, que exige esforço e determinação da nossa parte. Na oração nos relacionamos com o Pai. Essa passagem bíblica expõe nossa maior necessidade na vida espiritual, a intimidade com Deus: “Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar” (Is 55,6).
Sem vida de oração, ficamos sem direção, apáticos, em meio às realidades da nossa vida e, assim, nos distanciamos de Deus. O próprio Jesus retirava-se para estar com o Pai, para estar em intimidade com Deus. (cf. Mc 1,35)
Sem a oração e sem a busca de intimidade, não conseguimos permanecer no Senhor
E fundamental, em nossa vida, dedicar alguns momentos do dia à intimidade com Deus, pois somos filhos de um Pai amoroso que, a todo instante, quer estar ao nosso lado, direcionando, falando e nos conduzindo nessa breve passagem pela vida terrena, tendo como destino final a vida eterna, o céu.
Para no auxiliar nesse caminho de construção da vida de oração, Santo Inácio de Loyola nos diz que: “A oração é um amigo que fala a um amigo, e sabe calar-se para o escutar”.
Oração: caminho de intimidade
Intimidade significa aquilo que há de mais profundo no homem e em Deus. Está ligado ao “dar-se a conhecer profundamente”. Para isto priorize seu tempo, escolha um lugar adequado, e converse com Deus: apresente-se da maneira que você se encontra pois Ele quer ouvir a sua voz. Depois, pare; silencie; e escute a voz do Senhor que “fala ao seu coração”.
Talvez, num primeiro momento, você pense que nada esteja acontecendo, mais o Senhor está ali, amando atento a sua oração. Comece hoje, comece agora!
De fato, a vida de oração não é algo automático, e sim uma caminhada marcada pela perseverança, onde ajustamos o nosso coração ao coração de Deus.
Deus nos conduz neste trajeto de encontro pessoal com Ele! Comece agora a buscar uma intimidade profunda com o Senhor! Buscai-o!
Seu irmão,
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova