A Senhora do Rosário. Foi assim que a Virgem Maria se apresentou aos pastorinhos. Ela havia prometido que, em outubro, diria quem era: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para as suas casas” (Fátima, 13 de Outubro 1917).
Hoje, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário. Você conhece as origens do santo rosário?
A Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão, em Toulouse, na França, no ano 1212, e lhe entregou o Rosário como resposta a uma de suas orações, para saber como combater um dos maiores movimentos de heresia da época.
Em 1571, com a guerra nas fronteiras da Europa, o Papa pediu a todos os cristãos para participarem da batalha mediante a oração do santo Rosário, e, no dia 7 de outubro do mesmo ano, veio o triunfo. Todos foram conscientes de que a vitória foi uma intervenção divina. Foi instituído pelo Papa a festa a Santa Maria da Vitória, que mais tarde recebeu o nome de Nossa Senhora do Rosário.
A Senhora do Rosário
A cada Ave-Maria que rezamos, unimos a nossa voz à do Anjo Gabriel – “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28) – num contínuo louvor a Deus pela sua misericórdia que nos alcançou ao nos dar o Salvador.
A Senhora do Rosário, aparecida em Fátima no ano de 1917, nos pediu, em todas as aparições, a oração diária do terço.
Constatamos as vitórias alcançadas pela reza do rosário, e também o fim da guerra em 1918, como foi prometido por Nossa Senhora em Fátima.
Somos convidados, mais uma vez, a retomar a reza do terço diariamente para combatermos as guerras que vivemos conosco mesmo, nas famílias, na sociedade, e alcancemos a paz tão desejada no coração humano.
Sou alcançada pela reza do santo terço que me ajuda nas batalhas diárias, a cada meditação dos mistérios, na oração do Pai Nosso, nas Ave Marias, nas jaculatórias, são como gotas de fé, de esperança que vão acalentando, direcionando e ajustando o meu interior.
A Senhora do Rosário, veemente continua a fazer o apelo à oração do terço, faça a sua experiência e verás quão eficaz é essa oração.
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova