Lembre-se: você tem Deus a seu lado. No turbilhão de situações, fatos, sentimentos, emoções e tantas outras coisas que fazem parte de sua vida. O olhar de Deus está sobre você.
Uma necessidade de todos nós
Um psicólogo norte americano, chamado Abraham Maslow, ficou conhecido por desenvolver uma análise a respeito das necessidades humanas. A pirâmide de Maslow, como foi chamada, fala que existe uma hierarquia de necessidades em cada ser humano, por exemplo: as necessidades fisiológicas para a vida do corpo; as necessidades de segurança para a proteção da vida; as necessidades sociais para a proteção psíquica, emocional e espiritual do ser humano. As duas primeiras necessidades são para manter a vida do corpo, a terceira é para aquilo que dá sentido à vida, para vida no íntimo de cada um de nós.
Deus sabe de nossas necessidades
Deus sabe de nossas necessidades. E Jesus fala sobre isso quando diz “Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? (Mt 5, 25). “Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 5, 31-33)
Deus é o único que supre a nossa necessidade de presença
A necessidade social significa, sobretudo, a necessidade que temos de pertencimento, de saber que pertencemos a um grupo, uma família, de que temos alguém por nós. Uma criança, quando nasce, por exemplo, obviamente terá necessidade de alimento, de cuidados, de roupas, de um lugar protegido, mas terá ainda mais necessidade de afeto, de cuidado, necessidade de que alguém fale com ela, toque o seu corpo e a aqueça e, desse modo, será por todo o seu desenvolvimento. Assim é, na verdade, por toda a nossa vida. Temos necessidade de presença, de alguém que saiba de nós, alguém ao nosso lado, alguém por nós. Esse lugar é, essencialmente, o lugar de Deus.
Senhor, não tenho ninguém
Na passagem bíblica de João 5, 1-16 é narrada a história do paralítico de Betesda, um homem que estava a 38 anos esperando por um milagre, uma ajuda. Uma situação de desânimo, de prostração, de desalento. Viveu 38 anos no mesmo lugar, tinha, portanto, alimento, roupas, um lugar não confortável, porém, seguro, mas, segundo as suas próprias palavras a Jesus, não tinha ninguém que o ajudasse, não tinha ninguém por ele. E esse era seu maior sofrimento. Foi Jesus quem, providencialmente, chegou ali e ajudou aquele homem, curou-o e devolveu a ele a dignidade que havia perdido, devolveu a ele a certeza de que há alguém que se coloca em seu favor. Ele lembrou-se: eu tenho Deus.
Lembre-se: você tem Deus
E este texto está aqui só para te lembrar isso: meu irmão, minha irmã: você tem Deus. Talvez, na busca por tantas outras necessidades, você se esqueceu dessa, que é a mais necessária, mais até do que comer ou beber, se vestir, ter uma boa casa, um bom carro etc., o que mais você precisa é de presença, sim! Você precisa da presença de Deus, e Ele está com você. Acima de tudo, lembre-se: você tem Deus.
Seu irmão,
Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova