Somos chamados ao testemunho de Cristo, e não há tempo a perder; seria um erro esperar para estarmos “prontos” ao anúncio do Evangelho. Quando Deus nos chama para fazer verdadeiramente uma experiência com o “amor que nos salva”, não precisamos de muita preparação para sair a anunciá-Lo, é instantâneo, logo queremos que outros vivam o que nós vivemos.
O testemunho não é somente um serviço, mas sim um requisito para a salvação
“Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens também o renegarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,32-33).
Quando vemos um padre, uma irmã, uma família, um missionário feliz e realizado em sua vocação, isso mexe conosco porque queremos descobrir o que foi operado naquele coração.
Somos chamados ao testemunho
Quando respondemos ao chamamento do Senhor, ficamos um pouco perdidos, pois ainda não sabemos ao certo o que Ele quer e como quer que façamos. Esse momento de confusão interior vai desaparecendo quando encontramos, no testemunho de alguém, a forma como Deus quer que O sirvamos. Deus nos chama e apresenta o modelo.
Um exemplo é um rapaz que vê no sacerdote a luta pela santidade; uma jovem que observa a total entrega a Deus pelo celibato de uma irmã; ou até um casal de namorados que tem como exemplo uma família dedicada à evangelização de outras famílias. Todos somos chamados a testemunhar com a vida o anúncio de Cristo.
Ninguém é chamado por Deus para continuar da mesma forma que está. Somos chamados a dar a nossa vida a Ele e por Ele, professá-la, testemunhá-la com firmeza, pois este testemunho possui a força de atrair os homens para a fé e para Deus.
Testemunhar é uma missão que nos move constantemente para não nos acomodarmos nem nos tornarmos medíocres. O testemunho nos torna sinais e instrumentos de vida nova, apresentando Cristo como modelo mais próximo. É feliz quem realiza a sua vocação.
E você é chamado a testemunhar o encontro com Cristo?
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova