A vocação do sim de Maria revela o que Ela disse ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38). Deus nos chama a dar o nosso sim como a Virgem Maria.
Créditos: Sidney de Almeida by GettyImages.
Uma das características daqueles que são chamados por Deus é ter Nossa Senhora como o seu grande exemplo, dessa forma, não há como tê-La como modelo sem uma firme devoção a Mãe do Senhor.
Por que devemos ter uma profunda devoção a Nossa Senhora?
A Virgem Maria possui um absoluto acesso ao Sagrado Coração de seu Filho. Por sua vez, os Sagrados Corações de Jesus e Maria são muito semelhantes e muito unidos para acessarmos a um sem ter acesso ao outro. A devoção a Maria é, antes de mais nada, um recordar do Senhor. Cristo é o mestre por excelência, mas não se trata somente de aprender as coisas que Ele ensinou, mas de “aprender com Ele”. E qual mestra mais experimentada na escola de Cristo do que a Virgem Maria? A espiritualidade da contemplação a Cristo passa por Nossa Senhora, por isso que ao rezar o Rosário, contemplamos os mistérios da vida de Cristo Jesus.
Maria, ao dar o seu sim para o plano da salvação, iluminou a humanidade com a Encarnação do Verbo. O significado de Maria (Mariám) é iluminadora, e não se trata somente de ser iluminada, a Virgem Maria é para a humanidade, ela é iluminadora como diz Santo Afonso de Maria Ligório, é a dispensadora de todas as graças, é a cheia de graças. Quando nós, a exemplo de Maria, damos o nosso sim diante do chamado de Deus, tornamo-nos iluminadores e entramos em um caminho de contemplação de Cristo em Maria.
Vocação do sim de Maria
A nossa finalidade é nos assemelharmos a Cristo, mas não podemos esquecer que o rosto do Filho pertence à Mãe, e ninguém se dedicou mais à contemplação do rosto de Cristo do que a própria Virgem Maria.
A devoção a Nossa Senhora é marcada pela humildade, ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor”(Lc 1,38). Chama-se de serva a que foi eleita para ser Mãe de Jesus. Ela que deu à luz ao Manso e Humilde manifestou também a humildade com prontidão.
Com prontidão e humildade, assim como Maria, ofertemos ao Senhor o nosso sim e sejamos iluminadores como Ela.
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova