A Eucaristia é o convite oferecido aos homens para que saciem a sua fome de Deus e, consequentemente, de vida eterna. É um convite a avivar a fé e o amor a fim de que todos os fiéis se sintam famintos dela e se aproximem com mais fervor, sabendo excitar esta fome salutar nos irmãos indiferentes.
Bem sabemos que pela fé vemos Jesus com certeza, que esse pão e esse vinho consagrados se convertem substancialmente, pelo poder divino, no Seu Corpo e no Seu Sangue.
“…e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim”. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim”. (ICor 11, 24-25)
Como e quando orar?
Pode-se fazer oração com lágrimas nos olhos, sorrisos ou suspiros. Dobrando os joelhos, estendendo as mãos ou até mesmo sentado. Quantos de nós já fez oração chorando ou até mesmo em prantos… Santa Terezinha se expressa nesse sentido de uma maneira encantadora: “Para mim, a oração é um simples olhar lançado ao céu, um grito de recolhimento e amor no meio da provação e da alegria”.
O importante é compreender que a oração é uma atitude “vital” que brota do mais íntimo do nosso ser. Podemos dedicar determinados momentos de oração diante do Santíssimo Sacramento, mesmo não sendo dignos, mas temos a necessidade d’Ele. “Cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano”. (São João Maria Vianney)
A Eucaristia é o convite oferecido aos homens
O primeiro mandamento do Senhor é “Amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças” (Mt 22,37). Esse mandamento é uma belíssima herança da Lei do amor.
O Cristo deseja se consumir de amor em seu coração, não apenas em determinados momentos, mas para todo o sempre. “Devemos estar na presença de Jesus Sacramentado, como os Santos no céu, diante da Essência Divina”, nos diz Santa Teresa D’Ávilla.
Sobretudo, hoje, da maneira como você se encontra, enfraquecido na fé, fatigado pelo peso do fardo ou até mesmo arrependido, desejoso em voltar para casa do Pai, coloque-se em adoração diante do Rei dos reis e Senhor dos senhores na capela mais próxima a sua casa, entregue sua vida em louvor e ação de graças.
Porque, de fato, não há meio melhor de se chegar à perfeição do que adorar Jesus de todo o coração. Verdadeiramente, a Eucaristia é o convite oferecido aos homens. Corramos ao encontro do Senhor, o Rochedo que nos salva!
Deus abençoe você!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova