A condição do perdão

A condição do perdão que, combinamos é a nossa medida e não a medida de Deus. Na oração do Pai-Nosso, ensinada pelo próprio Senhor, entre tantos ensinamentos e pedidos existe um, que é condicionado: o pedido de perdão a Deus.

“PAI NOS­SO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.” (Mt 6,9-13)

A condição do perdão

Créditos: Kobus Louw by GettyImages.

A condição do perdão

Nós rezamos com frequência o Pai-Nosso, e provavelmente é a oração mais recitada em todo o mundo, por isso corremos o risco de não prestar atenção no que pedimos a Deus. O pedido de perdão a Deus que fazemos com nossos lábios e, quiçá, com o coração é assim: perdoai-nos as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos ofendeu.

A medida do perdão de Deus

É muito sério isso. A medida do perdão que combinamos com Deus é a nossa medida. Ou seja, sou eu, é você que irá definir o quanto de perdão queremos receber de Deus. E é até uma questão de inteligência, sabia? Ora, se eu quero sempre receber o perdão de Deus, então eu devo sempre perdoar aos que me ofendem. E é algo que vai acontecer sempre. Sempre vamos ofender a Deus e vamos precisar de Seu perdão, e sempre vai ter alguém que nos ofenderá e que vai necessitar do nosso perdão.

O perdão só faz bem

Olha, até cientificamente já está comprovado os benefícios do perdão. Quem não perdoa vive o ressentimento. E o que é ressentir? É sentir de novo, mas sem que aconteça de novo. Como assim? Alguém o ofende, lhe faz mal e você não perdoa; então, quando você reencontra a pessoa ou até mesmo só se lembra dela, por não ter perdoado, volta a sentir o mal que ela lhe causou. Desnecessário, concorda? O melhor e até “mais barato” é perdoar. A falta de perdão pode custar muito caro, pode custar até mesmo o céu. Pense nisso.

Decida-se a perdoar sempre

Sempre valerá a pena perdoar. Sempre será o melhor para você. Faça a experiência e você verá. Se você tem dificuldades, peça a Deus a graça de ajudar você e decida-se. Perdão é decisão, muito mais do que sentimento.

Inaugure um tempo novo em seu coração, o tempo do perdão sem restrição. O tempo de perdoar sempre.

Deus o abençoe.

Seu irmão,
Deividson Francisco

Deividson Francisco