Perseverar na fé

Perseverar na fé é um dos objetivos mais importantes na vida cristã. Sem essa atitude, não é possível avançar em direção a Deus. 

Quem enfrenta lutas para perseverar na fé não deve achar isso incomum na caminhada, pelo contrário, é uma característica fundamental de quem crê em Jesus Cristo.

Perseverar na fé

Créditos: franckreporter by GettyImages

São Pedro nos exorta: “Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que lavra entre vós, como se alguma coisa de estranho vos estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais exultar de alegria quando se revelar a sua glória.” (1Pd 4,12-13)

Perseverar na fé

Perseverar é a nossa parte, é o que Deus espera que façamos. Os sofrimentos são inevitáveis, mas nós devemos passar por eles como filhos de Deus, e não como se fôssemos pagãos ou pecadores que não conhecem a Deus.

São Pedro ainda diz: “Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. Mas não aconteça alguém de vós sofrer como assassino, ladrão, malfeitor ou intrigante. Se, porém, alguém sofrer por ser Cristão, não se envergonhe. Antes, glorifique a Deus por este nome (1Pd 4, 14-16)”.

Deus é fiel

Para perseverar na fé, os filhos de Deus precisam suportar, com alegria, as contrariedades deste mundo que se opõem a Deus por sustentar o nome glorioso de cristãos. Não devemos nos envergonhar dos valores e da esperança que recebemos, pois sabemos que Deus é fiel.

Há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter um encontro pessoal com Jesus. Muitas delas conhecem alguma coisa superficial sobre a vida de Cristo. Outras ouviram informações distorcidas sobre Jesus e os cristãos.

Para nós, perseverar na fé é testemunhar a verdade do Evangelho neste mundo pluralizado e autorreferenciado. Somos um sinal de esperança para esta geração onde muita gente está perdida na fé, sem firmeza na salvação e na vida eterna.

Somos misericórdia para as pessoas que estão afundando ou afundadas no pecado e nos vícios, pois Jesus nos resgatou. Somos acolhedores para as pessoas que procuram a Igreja e encontram em nós o abraço do Pai que acolhe o filho pródigo que estava perdido.

Ser e agir como filhos de Deus

No entanto, viveremos tudo isso no mesmo mundo em que todos os humanos vivem. A diferença é que somos e agimos como filhos de Deus. Não passamos pelas tribulações como a maioria das pessoas, temos um Deus, Jesus Cristo. 

Por isso o cristão não persevera na fé de maneira mágica. Não é só dizer que sou de Deus e suportar os sofrimentos sem dar um sentido para isso. Os cristãos suportam os sofrimentos por amor a Deus, e o amor a Deus é derramado em nós pelo Espírito Santo na oração.

O caminho da perseverança na fé passa pelo encontro pessoal com Jesus, mantém-se na oração e se realiza no testemunho. Perseverar na fé não é difícil se avançarmos no amor a Deus.

O que estamos esperando?

Deus abençoe você!
Jarles Pereira

Jarles Pereira