A Palavra de Deus alarga e eleva ainda mais a nossa perspectiva. “Não vos canseis de fazer o bem”, diz o apóstolo Paulo à comunidade cristã; hoje, ele adverte a cada um de nós.
Precisamos rezar tanto quanto precisamos comer
Quem é seguidor de Jesus deve ser um propagador do bem, nosso Senhor Jesus Cristo nos resgatou para que fóssemos luzeiros, pessoas de paz neste mundo de trevas. E para isto é vital ter uma vida de oração.
Padre Paulo Ricardo nos orienta: “Precisamos rezar tanto quanto precisamos comer. Sem um trabalho de consideração, meditação, ruminação das verdades divinas, teremos sempre o horizonte limitado, estaremos sempre presos às nossas sensações, àquilo que esse mundo efêmero nos oferece. E, assim, passaremos também nós com as coisas do mundo.”
Não vos canseis de fazer o bem
“Vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Se alguém não obedecer ao que ordenamos por esta carta, notai-o e, para que ele se envergonhe, deixai de ter familiaridade com ele.” (2Ts 3, 13-14)
Paulo exorta a comunidade dos tessalonicenses a terem “disciplina” usando a si mesmo e seus colaboradores como exemplo. Ele orienta que todos tenham uma vida ordenada, sobretudo com relação ao trabalho que está intimamente ligado à caridade e a prática do bem. Foi por isso que Paulo deu a ordem: “Quem não trabalhar, também não coma.” (2Ts 3,10)
A “esperteza” de alguns preguiçosos pode pôr em risco não apenas o trabalho proposto, mas sobretudo a convivência e a harmonia entre os irmãos de fé. Nesse ponto, precisamos nos ajudar uns aos outros para que não caiamos nessa tentação.
É desagradável falar para as pessoas que se “encostam” no trabalho dos outros que elas precisam retomar suas atividades, mas é necessário!
Os danos causados por situações como essas podem crescer a ponto de rachar a comunidade. As chances de pessoas preguiçosas, que não seguem seu ofício com responsabilidade, criarem divisões são muito grandes.
Corramos ao encontro do Senhor! Não nos cansemos de fazer o bem, façamos a nossa parte, pois isso também é caridade.
Deus abençoe você!
Jarles Pereira,
Comunidade Canção Nova