Com que postura devo adorar?

Com que postura devo adorar? “Os verdadeiros adoradores adorarão em Espírito e em verdade.” (Jo. 4,23) Estes são os adoradores que o pai procura. Foi o próprio Cristo quem disse isso para nós, através de seu diálogo com a Samaritana. Portanto, Ele mesmo nos dá algumas pistas de como adorá-Lo.

Com que postura devo adorar?

Créditos: by Getty Images / Sidney de Almeidas

Com que postura devo adorar?

A primeira é: Adorar em Espírito denota uma postura. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “a elevação do espírito para Deus é expressão da adoração que lhe rendemos: prece de louvor e de ação de graças, de intercessão e de súplica.”(n.2098) Portanto, adorar é colocar o nosso espírito diante daquele que é a razão de nosso ser, daquele que por amor nos criou, e reconhecer tudo isso, ora louvando, ora agradecendo, ora pedindo algo por nós ou para alguém.

Desta forma, não somos capazes de nos pôr em adoração sem nos reconhecermos criaturas. Aquele que adora, o faz porque sabe de si, sabe do seu nada e busca o “Tudo”. “Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade”. (Jo 4,23-24)

Há ainda um segundo ensinamento de Cristo: “adorar em verdade”. O Senhor espera de nós a realidade de quem somos, o reconhecimento de nossas fraquezas e limites, porque só assim ele terá espaço para nos completar.

Se, pelo contrário, nos apresentarmos diante d’Ele cheios de nossas certezas e justificativas para nossos erros e má postura, ou se acharmos que somos “muita coisa”, o Senhor não terá o que realizar; não porque Ele não possa, mas porque não teremos necessidade real d’Ele. 

Adorar em verdade

Neste dia, o Senhor nos convida a elevar o nosso espírito a Ele, sem a pretensão de sermos melhores dos que não o adoram, porém com a certeza de quem se viu de “frente” e sabe que necessita de um Salvador e Senhor.

Apresentemo-nos com fé e confiança diante de Deus. Sem defesas ou guardas, reconheçamos quem Ele é. E, antes mesmo de lhe falarmos qualquer coisa, essas atitudes em si já serão atos de adoração.

Com que postura devo adorar? “Em Espírito e em verdade”.

Que Ele seja tudo em você hoje e sempre!

Sua irmã,

Elane Gomes-

Elane Gomes