Desde o início da nossa existência, somos chamados ao diálogo com Deus. A razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Ele.
Você dialoga com Deus?
A nossa salvação converge para esta única finalidade: estabelecer uma íntima comunhão com o Senhor. São Paulo nos diz que: “Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus”. (Rom 8,28)
Quem ama a Deus com um amor “operativo” sabe que, venha o que vier, tudo será para o seu bem, desde que não deixe de amar Aquele que o criou.
Diálogo com Deus
O sofrimento não bloqueia nosso caminho para a felicidade nem o prazer abre as portas para ela, devemos usar como instrumento que purifica e aperfeiçoa.
Se você enxerga no “prazer’ a razão única da sua vida, ou um fim último, certamente se tornará escravo dele perdendo a liberdade e não terá acesso á felicidade que o impede de dialogar com Deus.
Nas Sagradas Escrituras, vemos que “Jesus se retirava para lugares solitários e, aí, se entregava a oração” (Lc 5.16). Nos revela precisamente destes colóquios íntimos de Jesus e o Pai, cujo mistério não pode ser compreendido por nós.
Discrição divina
“Deus põe em tudo esta sublime discrição. Ele passeia por sua obra em todo tempo e lugar, mas procede como no Paraíso terrestre: sua marcha é silenciosa, e é preciso estar atento para perceber seu passo, que quase não faz barulho na areia, ali, muito perto, atrás do pequeno bosque. Se tal discrição divina é palpável na ordem natural, quanto mais evidente é, todavia, na ordem sobrenatural” Padre Paulo Ricardo.
De fato esse mistério não pode ser compreendido por nós. A oração cristã é, por sua natureza, uma participação no diálogo sublime do Filho com o Pai, no amor e na comunhão do Espírito Santo.
Então comece se exercitar ainda hoje, aplique seus ouvidos para ouvir a Deus. Certamente não ficará sem resposta. E assim como muita sutileza, Ele se revelará na Sua intimidade.
Para Santo Agostinho a intimidade com Deus é a certeza de saber viver bem. “Quem sabe bem rezar, sabe também viver bem”, assim ele descreve a oração. Ou seja, aquele que tem um bom relacionamento com o Senhor certamente saberá viver o relacionamento com os irmãos e as criaturas.
Que a força do Cristo Ressuscitado conduza sua vida hoje e sempre num contínuo diálogo com Deus.
Maria Rosângela Pereira
Comunidade Canção Nova