As provas da vida nos deixam sem fôlego como um atleta no auge de sua exaustão. Chegamos a pensar que não vamos conseguir cumprir a prova. Invadidos pelo desânimo, estamos a um passo de parar nas nossas fraquezas.
Esta passagem bíblica nos sustenta: “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras” (2 Tm2,5).
Se falta-me fôlego, é porque não tenho treinado como deveria
Se nos falta ânimo, é porque temos emprestado nossos ouvidos para ouvir palavras que não produzem esperança e fé. Então, começa a gritar dentro de nós a falsa certeza de que “não vai dar”, “não vou aguentar”, “tenho que parar”, e se realmente nos entregamos a esse veneno, pararemos e estaremos sujeitos às vaias e aos deboches.
Mas, o percurso dessa prova é bem longo e sempre temos tempo suficiente para recobrarmos as nossas forças, sintonizar a respiração com as batidas do coração, usar a brisa leve e suave para regular a temperatura corporal. Em pouco tempo, o desânimo desaparecerá e a gana de seguir na prova da vida será retomada.
As provas da vida
Só precisamos usar a sabedoria que o Senhor nos deu. “Esforça-te por te apresentares a Deus como homem provado, como operário que não tem de que se envergonhar”(2Tm 2,15).
Um atleta de Cristo precisa treinar sempre para a maratona da vida: Ele começa o dia correndo para a Eucaristia, se alimenta regularmente da Sagrada Escritura, fortalece a musculatura das pernas, dobrando os joelhos em Adoração ao Santíssimo Sacramento, troca os anabolizantes pelas bolinhas do Santo Terço e tem a coragem de reconhecer os erros que comete, se arrepende e se reconcilia com o Senhor, por meio do seu grande treinador, o sacerdote.
As provas desta vida acontecem todos os dias. E, aumentando o nosso condicionamento espiritual, estaremos sempre prontos para cumpri-las até o final. Isto é o mais importante: cumprir; seguir e completá-las. Sabe por quê?
Na prova de nossa vida, já tem um vencedor que se chama Jesus Cristo!
Deus abençoe você!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova