A utilidade na adversidade

Sempre nos é muito difícil compreender a utilidade da adversidade em nossa vida. Podemos dar muitos nomes a ela: cruz, sofrimento, calvário, dificuldade, tribulação, deserto.

Para cada uma delas, que por vezes se acumulam de uma única vez, podemos ter uma única certeza: elas nos formam. 

A utilidade na adversidade

Crédito : Lady-Photo by GettyImages

Não é fácil avaliar uma situação dessa maneira, mas é certo que a cada superação, pouco a pouco, colheremos os frutos. 

A utilidade na adversidade

Inclusive, é bom que tenhamos adversidades, pois elas também nos chamam a nos voltarmos para nosso interior, para a dimensão espiritual das coisas; também porque, muitas vezes, as adversidades podem ser causadas pelas nossas más escolhas ou inclinações, ou ainda por aquilo que precisamos retirar de nossas vidas, mas insistimos manter. 

Tudo isso pede que façamos um olhar não apenas de acusação ou de autopenalização sobre nossas adversidades, mas faz com que reconheçamos nossos caminhos, possamos avaliar onde estamos nos apoiando e de que forma temos conduzido nosso proceder. 

Agrada-me muito um trecho do livro ‘Imitação de Cristo’, que compartilho e pode nos ajudar muito nessa reflexão de hoje:

“Quando um homem de boa vontade é atribulado, tentado ou afligido por maus pensamentos, compreende então que Deus, sem O qual atesta que absolutamente nada pode, lhe é mais necessário (cf. Jo 15,5; Rm 7,18; 1Cor 12,3). Geme [ele, então] e ora pelas misérias que padece. Percebe bem em tal caso, igualmente, que a segurança e a plena paz não podem encontrar-se no mundo. Por nenhuma coisa do mundo e por amor de homem algum se há de fazer algo mau.” 

Um novo sentido para sua vida

Nas adversidades, somos muitas vezes tentados a seguir um caminho mais curto, mais frouxo, mais suave,  a abandonar todo o nosso caminho ou ainda deixar tudo de bom que já foi feito.

Não estou rejeitando que coisas assim nos trazem dor, tristeza, desconforto, mas, ao viver isso, pense, reflita, não seja imediatista, processe emocionalmente tudo o que está vivendo.

A lição do outro nem sempre lhe servirá, mas, por vezes, é a mão de um amigo, uma pessoa mais experiente, um profissional da saúde, um médico, um psicólogo, um religioso que o ajudará a dar um novo sentido a sua vida.

A vida tem seus altos e baixos, os avanços e retrocessos, e tudo ao seu tempo se ajustará. 

Um abraço!
Elaine Ribeiro 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Elaine Ribeiro dos Santos