A Quaresma nos convida a ter uma vida ordenada e virtuosa. Devemos dar um novo sentido para a vida. em conformidade com o “bem”, com a excelência moral, digna do ser humano.
Aprendi a não “viver por viver”, não perder tempo, e ter uma atitude firme diante das circunstâncias.
Ter uma vida ordenada e virtuosa
No que se refere à vida ordenada e virtuosa, o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1804, nos diz que: “As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé. Conferem facilidade, domínio e alegria para se levar uma vida moralmente boa. Homem virtuoso é aquele que livremente pratica o bem”.
O homem virtuoso é aquele que livremente pratica o bem. Sabemos que tudo aquilo que é verdadeiro faz parte de nós, do fundo da nossa alma. Fazemos com prazer e vida!
Quanto ao mundo, certamente há muitas mentiras. O relativismo, pessoas vivendo sob a pressão de terceiros para “tentar” se encaixar numa vida que não é sua.
Tenho me perguntado sempre: “Isso diz de mim de verdade?”. Passar por esse crivo me ajuda a não errar e seguir em frente, com a história que eu desejo escrever e me propus viver! O autoconhecimento e a vida de intimidade com Deus me auxiliam a não me perder no meio da multidão.
Se é para amar, vamos amar para valer!
A atitude de amar nos tira do comodismo. Ter uma vida ordenada e virtuosa começa ainda quando somos pequenos. No que se diz respeito às nossas crianças, como nos diz o Salmista: ” Os filhos são herança do Senhor” (Cf 127,3),
Começando a colocar a vida em ordem guardando seus brinquedos, arrumando o próprio quarto, lavando a louça, recolhendo o lixo, auxiliando na organização da casa. Eles são capazes de fazer, adquirindo como “habilidades”. E, assim, incluídos em pequenos afazeres, podem construir um mundo melhor, começando dentro de casa.
A arte do serviço
Menos celular, eletrônicos e mais estudo, serviço e vida real! Homens e mulheres equilibrados, preparados para desbravar esse mundo, fazendo a diferença e vivendo a vida de verdade. Afinal, como quererão mudar o mundo, se não conseguem mudar a si mesmos e as coisas mais próximas de si?
A virtude da ordem consiste precisamente em decidir-se livremente a “pôr a vida em ordem” e a empregar “os meios adequados” para tanto. É em casa que eles aprendem a fazer a diferença e mudar o mundo ao seu redor.
Não quero ter a infelicidade de quando me encontrar com o Senhor e Ele me perguntar: “Qual é o sentida da sua vida?”, e não ter uma resposta concreta para Lhe dar. Não posso responder que vivi a vida do outro, daquelas pessoas que admiro, ou talvez no desejo imaturo, que me leva a viver na superficialidade, não!
De fato, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica (Cf 1804): “Para ter domínio e alegria para se levar uma vida moralmente boa é preciso ter uma vida ordenada e virtuosa.
Apresente ao Senhor a sua vida, seus desamores vividos; e tenha a certeza de que o Senhor olha para você e lhe acompanha com Seu olhar de amor.
Santa Quaresma para você e sua família!
Andreia Cristina
Comunidade Canção Nova