O Reino dos Céus está próximo

O Reino dos Céus está próximo. Estamos às portas do tempo quaresmal, tempo esse em que o penitente assume uma dor moderada dos pecados passados, com a intenção de afastá-los.

A Quaresma é um tempo intenso de preparação para vivermos bem a Páscoa do Senhor. Portanto, saiamos da superfície. Avancemos para águas mais profundas.

O reino dos céus está próximo

Crédito: PeteWill by GettyImages

O Reino dos Céus está próximo. Converter quer dizer “mudança de mentalidade”. Agora é o tempo oportuno para colher o fruto maduro e maravilhoso de nossa vida.

Fazer penitência é doer-se de algo cometido anteriormente

Com a Igreja, seguirmos um itinerário eficaz para curar em nós as marcas do pecado, do egoísmo, do orgulho, enraizadas na nossa alma e no coração. Devemos nos abster de algum alimento ou atitude, corrigir os vícios, nos desapegar das coisas que colocam em perigo a nossa salvação, nos decidir em agradar a Deus, ter paciência em determinadas situações, calar quando seria mais fácil falar, enfim, são atitudes concretas que predispõem o nosso coração para uma união mais íntima com Jesus.

A penitência sempre compreende renúncia. É um treino que, na Quaresma, se intensifica para preparar-nos para o seguimento e adesão a Cristo, que vai entregar-se como vítima por nós. Nos despojando de nós mesmos, da nossa própria vontade e das nossas más inclinações, a fim de olhar para o Cordeiro sem mancha que, silencioso, se deixa abater em sacrifício. Pedimos perdão e nos reconciliamos com Ele, que sofreu por nós no Madeiro. É uma alavanca para implantar o Reino de Deus no nosso meio, por meio do reconhecimento da necessidade da nossa conversão. 

O Reino dos Céus está próximo

Recusar a penitência pode acarretar sofrimentos: “E, apesar de tudo isso, o povo não fez penitência, não se afastou dos seus pecados, até que foi expulso de sua terra e espalhado por todo o mundo” (Ecl 48, 16).

Não sejamos esse povo recalcitrante! Comecemos, pois, a viver bem este tempo, a partir da Quarta-feira de Cinzas, com o sinal visível de penitência na nossa testa e na abstinência de carne. É esse o momento exato para começarmos a pensar de forma diferente, mudando de pensamentos e sentimentos. Nossa mentalidade tem de mudar por inteiro: conversão é mudar o jeito de ver e viver a própria vida.

Rezemos e acolhamos o que o Espírito Santo nos sugere para irmos além. Sejamos dóceis e dispostos, então, a graça de Deus nos socorrerá no que for preciso! “Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 4, 17).

Maria Helena Barbosa

Comunidade Canção Nova

Maria Helena Barbosa