Advento, tempo favorável

Advento, tempo favorável. Um período em que a Igreja se prepara, por meio da oração e da penitência, para a grande solenidade do Natal. Durante as quatro semanas, somos levados, dia a dia, a rever a nossa vida, a avaliar o nosso presente e a planejarmos o futuro.

Advento, tempo favorável

Crédito: ~UserGI15633745/ Getty Images

Introduzindo na vereda da santidade

Esse planejamento visa, principalmente, introduzir-nos na vereda da santidade, na trilha da conversão, no caminho que conduz à vida eterna. 

Trago à memória o jardim de uma pessoa que eu visitei, onde estavam plantados dois pés de jabuticaba, um pé de tomate, um coqueiro, ou pelo menos eu achei que seria.. Qual não foi a minha surpresa quando o dono da casa me disse que aquelas mudinhas e aquele coqueirinho eram pés de tâmara!

Advento, tempo favorável

Tâmara? Sempre li que quem planta tâmara não colhe tâmara… Disse isso a ele; e ele riu dizendo que, por aqui, as tamareiras produzem com cinco ou seis anos. Porque, afirmou ele, aqui é um lugar favorável para as que as árvores de tâmara se desenvolvam mais rapidamente.

Trazendo esta reflexão para nossa vida, vemos que, nossa Mãe e Igreja nos oferece tempos fortes para nos ajudarem. O tempo do advento é um desses, um tempo extremamente favorável. Se soubermos aproveitar bem, alcançaremos o propósito que Deus pensou para cada um de nós, ou seja, a salvação das nossas almas. 

As Sagradas Escrituras nos alertam: “Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49, 8)’. Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação (IICor 6, 1-2)”. 

Este é o tempo favorável! Não vamos desperdiçá-lo! As tamareiras aproveitam o lugar propício para que, ajudadas pela umidade e terra boa, produzam frutos em pouco tempo.

Quais os frutos que estamos produzindo, se temos durante o ano oportunidades que nos favorecem? Ou vamos ser como as tamareiras do deserto que levam trinta anos para produzir, fazendo com que as pessoas que as plantaram desistam de colher os seus frutos?

Advento, tempo favorável, vamos aproveitá-lo para corrigir a nossa rota, para limparmos as veredas para o Senhor que vem e já está às portas!

Deus abençoe você!

Maria Helena Barbosa

Comunidade Canção Nova

Maria Helena Barbosa