Eis o itinerário seguro do que precisamos fazer, neste tempo do Advento, para trilharmos o caminho de volta para o Senhor. “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para Ele (Mc 1, 3)”.
Tudo o que é usado como símbolo no advento tem o propósito de levar-nos a preparar o nosso coração para a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não só a Sua vinda no tempo e na história, mas também a Sua segunda vinda, gloriosa e iminente. Preparai o caminho!
As cores litúrgicas, os textos próprios, os cantos, o presépio, a árvore de natal, a coroa do advento, tudo tem o seu significado e propósito.
Uma só ordem deve conduzir meu coração
Quando eu monto o meu presépio, uma só ordem deve conduzir o meu coração: “preparai o caminho”! Isso acontece quando eu enfeito a minha árvore, quando eu disponho as velas coloridas da coroa do advento, quando eu penduro o enfeite de natal na porta da minha casa.
Quando eu rezo a novena preparatória para o Natal de Nosso Senhor, as letras gritam: “preparai o caminho”! Os propósitos que eu assumo, a revisão da vida passada, a busca do crescimento espiritual, o desejo de céu, a vida de família, tudo deve estar voltado para uma só verdade: eu não posso viver este advento como apenas mais um, porque a cada ano o Senhor me concede uma nova oportunidade e me exorta: “preparai o caminho!”
Preparai o caminho do Senhor
Lembro-me daquela parábola em que o Senhor contou sobre a figueira estéril, que estava no jardim do vinhateiro e não produzira frutos durante três anos seguidos. Ele deu ordem para que fosse cortada, mas o viticultor intercedeu por ela, prometendo colocar adubo nas suas raízes e cuidar dela por mais um ano.
Eu creio que nossos intercessores suplicam por nós para que sejamos, por mais um ano, cuidados e fortalecidos para produzir os frutos esperados.
Temos consciência de que o Dono da Vinha tem o direito de mandar cortar a árvore estéril que, além de não produzir fruto, ainda ocupa espaço de outras plantas? Misericórdia!
O que você está esperando? Preparai o caminho do Senhor!
Maria Helena Barbosa
Comunidade Canção Nova