A perseguição

Como você reage quando ouve falar sobre a perseguição? Sobre isso disse Jesus à multidão: “Eles os prenderão e perseguirão, os entregarão às sinagogas e às prisões, e os levarão à presença de reis e governadores por causa do meu nome. Isso os levará a dar testemunho” (Lucas 21, 12-13).

A perseguição

Créditos: cottonbro/ Pexels

Este é um pensamento preocupante. Na medida que essa passagem continua, ela se torna ainda mais desafiadora. Continua dizendo: Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo de vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação” (Lucas 21,16-18).

Há dois pontos-chaves que devemos extrair dessa passagem. Primeiro, Jesus traz uma profecia que nos prepara para a perseguição que está por vir e, assim, devemos estar “preparados”.

O Senhor está nos preparando para viver a perseguição

Sim, ser tratado com dureza e crueldade, principalmente pelos familiares e próximos, é uma pesada cruz. Pode nos abalar a ponto de nos desanimar, nos irritar e nos desesperar. Mas não desista! O Senhor previu isso e está nos preparando para isso.

Em segundo lugar, Jesus nos dá a resposta de como lidamos com o tratamento duro e maldoso. Ele diz: “Pela vossa perseverança, salvareis as vossas vidas”. Permanecendo fortes — nas provações da vida; mantendo a esperança, a misericórdia e a confiança em Deus —, seremos vitoriosos.

A perseguição

Reflita, hoje, sobre a perseverança na tribulação. Em vez de sentir vontade de atacar, revidar e ficar com raiva, certifique-se de que a sua fé precisa ser ainda maior. E, quando oportunidades difíceis se apresentarem a nós, seremos capazes de viver este Evangelho de uma maneira que nunca poderíamos ter vivido.

Se todas as coisas em nossa vida fossem fáceis e confortáveis, certamente nos acomodaríamos. O maior presente que podemos receber é o mais difícil, porque promove a virtude da perseverança.

Se você se encontra em tal situação hoje, volte seus olhos para a esperança e encare qualquer perseguição como um chamado a uma virtude ainda maior.

Deus abençoe você!

Kaíque Duarte