Esperar no Senhor

Esperar no Senhor é acreditar em sua infinita bondade e misericórdia. “Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração” (Jo 14,27), pois o Senhor nos deixa a Sua paz.

Os que esperam no Senhor são confortados com a Sua paz a todo momento, mesmo que se levantem as adversidades.

Esperar no Senhor

Tinnakorn Jorruang by Getty Images

Esperar no Senhor

No Evangelho do dia de hoje, Nosso Senhor deixa um grande presente aos seus, o dom da paz. Pede também que os corações não sejam atemorizados ou estejam perturbados (cf. Jo 14, 27). O grande inimigo da espera é a preocupação que leva ao desespero e à desconfiança da bondade de Deus. Pelo desespero, o homem deixa de esperar em Deus. “Espera no Senhor, sê firme, espera no Senhor” (Sl 27,14).

Não se perturbe o vosso coração

O nosso coração se perturba quando os acontecimentos fogem do controle. Quando não se sabe o que fazer ou que resposta dar, porque os planos e vontades foram desconstruídos, encontra-se o desespero, ou seja, uma situação sem saída. Entretanto, Nosso Senhor é especialista em nos trazer a paz, e, mais uma vez, repete: “Não se perturbe o vosso coração”. Esperar no Senhor é acreditar que não existe situação que não tenha saída, Ele nos dá esperança.        

Santo Agostinho diz: “A paz é a serenidade da mente, a bondade da alma, a simplicidade do coração, o laço de amor, a comunhão com a caridade”. 

O Senhor espera conosco

Muito mais que esperarmos sozinhos, o Senhor espera conosco o tempo certo. Ele sabe o tempo correto para cada acontecimento. Desse modo, antecipar ou tardar pode gerar consequências inigualáveis, por isso o Senhor espera conosco.

Cristo não é um Deus castigador ou vingativo que nos faz esperar por um motivo qualquer. Ele nos acompanha nas demoras do tempo fazendo companhia. Mais uma vez, o Senhor da criação e do tempo, por Amor, inclina-se para nos amar. Por isso afirma São Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).   

Esperar no Senhor é colher o presente da paz: somente àqueles que esperam no Senhor a contemplam! 

Seu irmão,
Thiago Teodoro

Comunidade Canção Nova

 

Thiago Teodoro