Esperar no Senhor é acreditar em sua infinita bondade e misericórdia. “Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração” (Jo 14,27), pois o Senhor nos deixa a Sua paz.
Os que esperam no Senhor são confortados com a Sua paz a todo momento, mesmo que se levantem as adversidades.
Esperar no Senhor
No Evangelho do dia de hoje, Nosso Senhor deixa um grande presente aos seus, o dom da paz. Pede também que os corações não sejam atemorizados ou estejam perturbados (cf. Jo 14, 27). O grande inimigo da espera é a preocupação que leva ao desespero e à desconfiança da bondade de Deus. Pelo desespero, o homem deixa de esperar em Deus. “Espera no Senhor, sê firme, espera no Senhor” (Sl 27,14).
Não se perturbe o vosso coração
O nosso coração se perturba quando os acontecimentos fogem do controle. Quando não se sabe o que fazer ou que resposta dar, porque os planos e vontades foram desconstruídos, encontra-se o desespero, ou seja, uma situação sem saída. Entretanto, Nosso Senhor é especialista em nos trazer a paz, e, mais uma vez, repete: “Não se perturbe o vosso coração”. Esperar no Senhor é acreditar que não existe situação que não tenha saída, Ele nos dá esperança.
Santo Agostinho diz: “A paz é a serenidade da mente, a bondade da alma, a simplicidade do coração, o laço de amor, a comunhão com a caridade”.
O Senhor espera conosco
Muito mais que esperarmos sozinhos, o Senhor espera conosco o tempo certo. Ele sabe o tempo correto para cada acontecimento. Desse modo, antecipar ou tardar pode gerar consequências inigualáveis, por isso o Senhor espera conosco.
Cristo não é um Deus castigador ou vingativo que nos faz esperar por um motivo qualquer. Ele nos acompanha nas demoras do tempo fazendo companhia. Mais uma vez, o Senhor da criação e do tempo, por Amor, inclina-se para nos amar. Por isso afirma São Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Esperar no Senhor é colher o presente da paz: somente àqueles que esperam no Senhor a contemplam!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova