Perante tantas nuvens cinzentas no céu, trazemos a necessidade de ver a luz da esperança cristã e, sobretudo, dar uma chance de vida nova a nós mesmos. Afinal, não nascemos para as coisas passageiras, e sim para a eternidade.
É bem verdade que más notícias querem tomar lugar em nossa vida, sejamos, portanto, portadores da boa notícia do Evangelho de Jesus Cristo, levemos aos corações abatidos uma luz.

Wesley Almeida / cancaonova.com
Antes de tudo, devemos lembrar de que existem dois tipos de esperança: de um lado, a esperança “carnal”, consistente num certo “sentimento positivo” em relação ao futuro e que pode, muitas vezes, ser fonte de ilusões; do outro lado, a esperança virtuosa, caracteristicamente cristã.
No que se trata da “esperança”, é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo.
A luz da esperança cristã nos indica o caminho
Em Maria, de modo muito particular, vemos a sua atitude interior a qual devemos imitar. “E Maria disse: ‘Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva'”( Lucas 1,46-47).
As palavras pronunciadas da Virgem de Nazaré eram a declaração das maravilhas que Deus n’Ela realizou, mas, consideradas no contexto da sua vida, manifestam-nos o movimento constante do seu coração.
A virtude da esperança encontra-se numa ordem completamente distinta
Deus nos oferece a salvação eterna, a alegria de possuir a Ele para sempre, ou seja, um bem que está muitíssimo além, não só de nossas forças e capacidades naturais, mas ainda de tudo o que seja devido à nossa natureza racional.
É um bem tão sublime e transcendente que apenas Deus, por pura gratuidade, pode concedê-lo e ninguém mais.
“Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel” (Hebreus 10,23). Ele é fiel, cumpre Suas promessas a seu tempo. Que reine em seu coração o amor, a ternura e a bondade do Senhor.
Seja fortalecido pela luz da esperança cristã e ressignifique a sua vida.
Com carinho e orações,
Maria Rosângela Pereira