Nem tudo o que reluz é ouro

O poeta amazonense — Augusto Branco —, escreveu em um de seus poemas: Nem tudo o que reluz é ouro. Se prestarmos atenção, essa frase toca a nossa vida como um alerta.

 

Nem tudo que reluz é ouro

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

Um alerta para que saibamos discernir a realidade ao nosso redor. Nem tudo que nos aparece, nos é oferecido, nos é proposto como bom e como belo, de fato, o é.

Cheio do Espírito Santo, Jesus recusa a oferta do demônio

A Bíblia está repleta desses exemplos, mas destacaria a tentação de Jesus no deserto (cf Lucas 4, 1-13): logo após o Seu batismo, Jesus se retirou ao deserto para viver 40 dias de jejum e oração e, ali, o demônio foi para tentá-Lo. A astúcia do inimigo é grande, ele apresenta coisas boas a Jesus, boas propostas e utiliza-se, inclusive, das Sagradas Escrituras para tentar enganar a Jesus. Felizmente, Jesus estava cheio do Espírito Santo e soube discernir e recusar as ofertas do demônio.

Chamo a sua atenção para essa realidade também. Nos dias de hoje, são muitas as ofertas que chegam até nós. Tudo é muito rápido e dinâmico. Na disputa de marketing deste mundo, tudo chega como a melhor proposta, a melhor oportunidade e que você não pode perder. É assim em diversas realidades: quantas propostas tentadoras de empréstimos financeiros, não é? Quantos produtos são oferecidos como sendo a solução para a sua felicidade? Quantas vezes naquele site as propostas de prazer e felicidade? Quantos convites de “amigos” para aventuras arriscadas, que podem nos fazer perder a comunhão com Deus e com quem amamos?

Nem tudo o que reluz é ouro

Poderíamos pensar aqui em diversas realidades e situações que, a princípio, chegam a nós como coisas boas e belas, mas escondem perigos, pecados e até mesmo morte. Como se precaver de tudo isso? Sendo cheios do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem ilumina e nos dá a capacidade de discernir, de estar atentos aos detalhes.

Não se deixe levar por qualquer vento de doutrina, como nos diz São Paulo (cf. Ef 4, 14). Num mundo como o nosso, cheio de brilhos, luzes e novidades, é preciso aprender a discernir e, neste caso, o Espírito Santo é nossa única chance! Peça sempre: Vem, Espírito Santo!

Deus abençoe você!

Seu irmão,

Deividson Francisco

Deividson Francisco