Somos feitos para a santidade. A liturgia da Igreja peregrina une-se, hoje, à Igreja celeste para celebrar o Cristo Senhor: fonte da santidade e da glória dos eleitos. Alegremo-nos todos no Senhor e celebremos festivamente este dia em honra de todos os Santos.
Os anjos cantam louvores ao Filho de Deus
Os santos que hoje festejam a Igreja não são apenas os “oficialmente reconhecidos pela canonização”, mas também aqueles outros, muito mais numerosos e desconhecidos que souberam, com o “auxílio divino, conservar e aperfeiçoar, vivendo esta santidade que receberam”. Santidade oculta, vivida nas circunstâncias normais da vida, sem gestos que chamem a atenção, mas realmente preciosa.
A característica mais comum de todos os eleitos “são os que vieram da grande tribulação” (Ap 7,14) na luta enfrentada pela defesa da fé, perseguições e o martírio sofrido por Cristo.
Os santos chegaram a alcançar a glória somente através das tribulações que completaram a purificação iniciada no Batismo e os associou à Paixão de Cristo, para finalmente os associar à Sua glória. Chegados à bem-aventurança eterna, os eleitos não cessam de agradecer a Deus. Mas também a Igreja celebra a memória daqueles que, voltados inteiramente para o Senhor, deixaram família, bens e pertences para unir-se intimamente com o Pai Celeste.
Somos feitos para a santidade, o caminho não é exclusivo, a perfeição é para todos
Hoje é um dia propício para recordar a você que, sim, a santidade é possível e permanece sempre nova, sempre atual. Operando na caridade e na graça de Deus, cada cristão pode fazer de sua vida uma autoestrada para o céu, e não somente isso, mas, com determinação, fazer com que outros, sobretudo os mais próximos a você, possam também trilhar esse mesmo caminho.
O itinerário das bem-aventuranças foi percorrido pelos Santos, mas muito particularmente por Jesus, que quis tomar sobre Si as misérias e os sofrimentos humanos. Ele veio para santificar os homens e ensinar que, por esse caminho chegado à glória, encontrem cada um de nós na mais perfeita realização das bem-aventuranças.
O caminho de santidade não é exclusivo para algumas almas escolhidas, pelo contrário, todos nós somos chamados à perfeição cristã. Você faz parte desta geração que busca o Senhor, você foi feito para a santidade.
Assuma, hoje mesmo, o compromisso de ser de Deus para sempre!
Com carinho e orações,
Maria Rosangela Pereira