Deus não rouba a nossa liberdade, ao contrário, nos concede para boas escolhas, isso, tecnicamente, se chama livre arbítrio, ou seja, a escolha que cada pessoa tem diante dos fatos da vida. E, assim, podemos com alegria nos abrir à Sua santa vontade.
São Geraldo Majela diz em seus escritos: “Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”.
Quão proveitoso seria se nossa única preocupação fosse também esta: a de fazer a vontade do Pai e não andar preocupado com coisas passageiras. De fato, nos perdemos tentando agradar a um e ao outro, deixando o essencial sempre para depois.
A vontade de Deus é nossa santificação
O Pai deseja nossa santidade e salvação, por meio de um caminho de obediência, seguindo seus mandamentos, rompendo com todo pecado e buscando as coisas do Alto.
De fato, o Concílio Vaticano II, meditando sobre “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem”, foi firme ao afirmar que “todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade”.
Trata-se de um chamado universal. A santidade é, prestem atenção, o horizonte para o qual todos devemos caminhar. É a nossa verdadeira vocação. Neste sentido, é urgente uma redescoberta do valor vocacional, a fim de que todos experimentem dessa água que o próprio Cristo tem a oferecer-nos: “Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna” ( Jo 4, 14).
Maria é o melhor modelo de confiança no projeto divino, dizendo o seu fiat
Como Maria, queira fazer a vontade de Deus, talvez, lhe custe alguns sacrifícios, mas esteja certo de que, ao final do caminho, existe a recompensa de vivermos a eternidade ao lado do Pai.
Deseje um coração dócil e se abra à experiência do filho amado, que, na sua liberdade, faz a escolha certa.
Com generosidade viva a vontade de Deus, sua vocação.
Reflita hoje quais são as suas escolhas e prioridades. Qual é a vontade de Deus para você?
Deus abençoe você!
Bianca de Campos