Hoje, ao falar com Deus, eu me vi convidado a fazer um processo de desconstrução em minha vida, para que assim eu pudesse contemplar e voltar ao Seu projeto original a meu respeito.
De fato, sou alguém em trânsito. Em processo de feitura, e muita das vezes nessa realidade, meus atos, ações, gestos e postura foram me moldando não segundo o coração de Deus, mas conforme as minhas aspirações e os meus desejos.
Percebi que, há muito tempo, eu não tenho colocado meus projetos, sonhos e metas dentro dos ideais propostos pelo Senhor em minha vida.
Isso não interfere no meu ser como um homem de Deus, afinal, é essa condição que me leva a fazer a análise agora descrita.
O que percebo é que caminhamos em um mundo onde a realidade humana perpassa pela aceitação daquilo que dizem de nós, e que, muitas vezes, nos moldamos conforme as palavras exteriores que nos circundam, e na triste ilusão de ser o que querem que sejamos, perdemo-nos do essencial, ser o que nascemos para ser, assim nos afastamos do projeto original pensado por Deus.
No Salmo 137,8, o autor sagrado já compreendia essa realidade e por isso clamava: não deixeis inacabada esta obra que fizeram as vossas mãos.
Na linda aventura de ser humano, precisamos sempre recorrer ao Divino Autor, é Ele quem tem o nosso projeto original, sabe do que precisamos e até onde podemos chegar.
Gente, é processo e, como tal, dá-se passo a passo; não nascemos prontos e também não morreremos acabados.
O que precisamos entender é que, dentro do mesmo, a desconstrução é necessária e não somente uma vez. A aderência daquilo que nos envolve é inevitável. Estamos no mundo e, querendo ou não, seus resquícios ficam em nós, coloca em nossos olhos uma cortina que nos impede de ver esse projeto original.
Mas nada melhor que uma conversa bem franca com Deus para ver a necessidade de uma retomada.
Estou disposto a me desconstruir. É um processo maravilhoso, e lhe digo: se você quiser, será muito bem-vindo. Voltar ao projeto original, tal como Deus sonhou, saber que, de fato, não somos o que dizem de nós, mas sim o que Deus diz de nós.
Ele e somente Ele tem a última palavra em nossa vida, e a mesma nos garante.
Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do SENHOR! É um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! ( Jr 29,11)
Deus abençoe!
Marcelo Moraes