Manual da santidade descomplicada: vontade de Deus

Esse é um tema que gosto muito de falar e o percebo tão necessário para os tempos de hoje. Podemos ser santos, não há nada de complicado nisso. Então, quero apresentar a vocês um manual da santidade descomplicada. 

 

Créditos: by Getty images / fzant

 

Podemos trabalhá-lo em pelo menos três partes, assim, não deixamos o texto tão cansativo e extenso. Neste primeiro momento, em nosso pequeno manual da santidade descomplicada, podemos meditar sobre a santidade, como eu a imagino e qual é a vontade de Deus para mim. 

Então, vamos lá!

O que vem à sua mente quando se fala em santidade?

Você consegue imaginar-se santo? A primeira pergunta nos remete a algo aparentemente longe do nosso alcance, pois santidade lembra eternidade, e essa parece-nos bem distante.

A segunda nos remete aos santos já canonizados pela Igreja Católica, santos de altar. E isso nos deixa mais assustados ainda. Será que dou conta? Imagine ser igual ao Padre Pio, Santa Terezinha ou Tereza D’Ávila? A gente mesmo traça uma linha de santidade muito além de nós e, por isso, já desanimamos. 

“Nossa! Para ser santo eu preciso ser perfeito. Mas ninguém é perfeito, então, já era!”; “É, realmente a santidade não é para mim, isso é muito complicado”: são frases que usamos com frequência. 

Na santidade não cabe a hashtag #somostodossantoAgostinho, por exemplo, porque temos as nossas particularidades; e a santidade passa por ela. 

Pense comigo: quando alguém quer descobrir a vontade de Deus para a vida dele, quais passos precisa dar? Penso que, o primeiro lugar a procurar seria em Efésios 1,3-4:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo. N’Ele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante d’Ele, no amor.”  

Ali já nos é revelado essa vontade. Em I Tessalonicenses 4,3, isso está ainda mais explícito: “A vontade de Deus é que sejais santos”. 

Se Deus nos quer santos, Ele não iria complicar as coisas, não acham? Falaremos disso no próximo capítulo do nosso manual da santidade descomplicada.

Até lá!

Deus abençoe você!

Marcelo Moraes

Marcelo de Moraes