Aprendei a fazer o bem

Precisamos buscar a pedagogia que nos ensina a fazer o bem

Crédito: by getty Images / Halfpoint

O livro do profeta Isaías, no capítulo 1º, partilha desta exortação, em que o próprio Deus direciona o seu povo para o aprendizado do bem: “Ouvi a Palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem!” (Is 1,10.16-17a).

Como diz o profeta, o primeiro passo é se decidir por deixar de praticar o que é mal, fazer um bom exame de consciência da sua vida e, a partir daí, mudar o rumo, o sentido e investir no aprendizado, na prática, nas situações do ordinário. O segundo passo é o aprendizado, é preciso alimentar os sentidos com conteúdos, relacionamentos, com realidades que cultivam, no seu coração e na sua vida, a prática do bem, a virtude da fé e da esperança, além do dom maior, a caridade.

Como sugestão, além de tudo o que foi dito, reflita como tem sido a sua vida, as suas ações… E colha os frutos, leve-os diante da misericórdia de Deus, buscando o sacramento da reconciliação.

Unidos em oração,

Saulo Macena   

Saulo Macena