Pobreza é uma desgraça?

Tem gente que acha que pobreza é uma desgraça na vida humana, mas há um sentido de pobreza que desafia a lógica aparente das coisas.

Arquivo Canção Nova

O livro dos provérbios nos ensina: “É melhor um pedaço de pão seco, em paz, do que uma casa cheia de manjares, com discórdia” (Pr 17, 1).

Alguém poderia me perguntar: “Você já passou fome alguma vez?”; ou ainda: “Passe fome e depois venha me dizer se a pobreza não é uma desgraça!”.

De fato, a fome é, sem dúvida, o efeito mais devastador da pobreza. Porém, o que a Palavra de Deus está nos ensinando é uma realidade devastadora da alma e não defendendo que seja justo pessoas passarem fome, enquanto outras, como eu e você, têm o que comer, onde dormir, o que vestir e até podem fazer planos de possuir outros bens que julgamos essenciais, mas que, diante da fome, definitivamente não os são.

Mas Deus nos coloca diante da realidade de bens superiores aos materiais, inclusive para quem não tem fé ainda. A paz versus a discórdia. Pobreza é uma desgraça, se eu tenho paz? Riqueza é uma bênção, se me banqueteio com a discórdia?

Jesus nos ensina que os pobres são felizes! Os pobres de Espírito. Sejam ricos ou não neste mundo!
“Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5, 3)

Como posso dizer que a pobreza é uma desgraça, se o reino dos céus pertence a ela?

Deus abençoe você!

Jarles Pereira

Jarles Pereira