O pregador encontrou a sua pregação

“O pregador encontrou a sua pregação” porque, “entregou-se a Deus inteiramente”. Entre as várias homenagens e reflexões feitas durante o funeral de Monsenhor Jonas, uma das que mais me marcou foi essa, dita pelo Pe. Zezinho: “O pregador encontrou a sua pregação.” O padre se referia à entrega total do Monsenhor Jonas ali, naquele dia 12 de dezembro de 2022, mas, estendendo essa declaração para toda a vida do Fundador da Comunidade Canção Nova – que hoje completaria 87 anos de idade – podemos ver esse encontro ao longo de sua história e, assim, entendemos que encontrar a própria pregação é a jornada de todo evangelizador.

O pregador encontrou a sua pregação

Créditos: cancaonova.com

Encontrar a própria pregação na vida

O ardor missionário do Monsenhor Jonas Abib tinha como dínamo a conclusão de São Paulo: “ai de mim se não evangelizar.” (1 Cor 9, 16) Somos todos chamados a falar do Céu para as pessoas. Mas como fazer isso se nós mesmos não vivermos essa expectativa? Monsenhor pregou o que esperava: a vida eterna com Jesus, o momento de encontrarmos com ele, a vida nova que, já aqui, o Senhor veio nos trazer. Ele se dedicou intensamente a isso. Pediu ao Senhor as nações por herança e recebeu de Deus pessoas do mundo inteiro para evangelizar, pelos meios de comunicação. Portanto, o pregador encontra-se com aquilo que prega, quando a sua palavra e sua inspiração vêm daquilo que ele espera.

O “profeta dos nossos tempos” 

Mas não só isso! O pregador precisa ter um encontro com a Palavra pregada, porque ele é o primeiro a ser atingido por aquilo que o Senhor lhe diz ou lhe manda dizer. Ao se pôr a falar de Deus e por Deus, o evangelizador precisa, antes de tudo, encontrar-se com Ele, fazendo suas próprias experiências, uma vez que é impossível ensinar sobre realidades alheias à nossa própria vida. Sendo assim, o pregador encontra-se primeiro com Jesus e depois vai anunciá-lo. Na vida de Monsenhor Jonas, tudo começou com o encontro pessoal com o Cristo. 

O “profeta dos nossos tempos” – como nos acostumamos a chamá-lo – encontrou  a sua pregação, perseguindo as promessas que Deus lhe fez, ao longo de sua história. Inquieto, ia ao encontro delas. 

O pregador encontrou a sua pregação 

 Aprendemos com Monsenhor Jonas que a eficácia da pregação está em deixar que a Palavra nos toque primeiro. Pois a evangelização dá frutos, quando permitimos que essa mesma Palavra nos encontre nas realidades espirituais pelas quais passamos, realizando a sua obra, a fim de que, assim, possamos comunicá-la aos outros. Com o lema sacerdotal “feito tudo para todos”, Monsenhor consagrou-se à pregação da Palavra. De fato, entregarmo-nos inteiramente ao Senhor é a maior evangelização que podemos fazer.  

Elane Gomes

Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Elane Gomes